Tweets

    Siga-me no Twitter

    26 de junho de 2011

    Treino

    Salve. Bom, aproveitando o domingo de folga, vou atualizar. De aproximadamente sete meses para cá, ando me esforçando muito para melhorar o meu desempenho físico e consequentemente agregar mais qualidade aos meus katas, visando a performance em campeonatos.

    Sete meses atrás iniciei um novo treino físico e agora venho treinando bstante em ritmo forte para que a nova "pegada" seja agregada à minha forma de fazer kata. Durante os últimos três anos aproximadamente eu enfiei a minha cabeça em livros, vídeos e cursos para adquirir uma técnica melhor e passei estes três anos apenas focado em melhorar a minha técnica, agora, com planos de voltar à investir de forma mais séria no ano que vem nas competições, acho que chegou a hora de agregar mais performance física dentro da técnica adquirida, lapidada.

    Eu sempre penso, que a competição de Kata, é uma competição de técnica. Não adianta só ser rápido e forte se as coisas que você faz ali não fizerem sentido, se se tratar só se força e velcidade, é melhor competir um campeonato de supino ou correr 100m livres. Porém, os "tradicionais" vão dizer que é só sobre técnica e vão condenar a força e a velocidade, dizendo que é tudo só performance de campeonato. Também penso que está errado. Acredito que o encontro do fator técnico com o fator físico é que resulta no Kata, não importando se é para competir ou não. É óbvio que se o foco muda, alguma coisa muda também, mas não quer dizer que não tenha que ter técnica, força e velocidade. Afinal, Kata em qualquer situação que seja é Karate até onde eu saiba. Dentro do Karate faz toda a diferença se a combinação destes três fatores for cada vez maior.

    Então se você é aquele que se diz "tradicional" e que vive criticando atletas como Valdesi e Diaz, porque você não tenta impor aquela mesma velocidade, força e exmplosão muscular nos seus golpes tão técnicos? Será que a sua técnica "tradicional" também não vai ganhar com isso? E se você é aquele que só compete, só dá "porrada" no Kata e esquece que aquilo tem que ser técnico, será que não vale à pena você refletir sobre o sentido do que você está considerando como "porrada"?

    Bom, então vou deixar aqui os vídeos do treinamento desta última sexta-feira. Fiquei contente com o resultado, não foram os melhores katas dentro daquilo que tenho feito de um mês para cá, mas o resultado das imagens até que foi satisfatório. Espero continuar nessa crescente até alcançar as minhas metas à curto, médio e longo prazo.


    Leia Mais…